segunda-feira, 17 de outubro de 2011

"Índios Xavante sofrem com saúde precária"



"Desde o início de 2011, 35 indígenas da etnia Xavante morreram no município de Campinápolis, em Mato Grosso. Os indígenas foram vítimas de doenças simples, como pneumonia e diarreia. No ano passado, foram registradas 72 mortes nas terras indígenas do município, nas quais vivem cerca de 6,5 mil índios. O governo do Estado decretou situação de emergência na região.
A situação precária da saúde dos indígenas Xavante na região é conhecida pelos governos municipal, estadual e federal há bastante tempo. No entanto, de acordo com o secretário de Saúde de Campinápolis, João Ailton Barbosa, a situação foi agravada pela transição da responsabilidade pelo atendimento de saúde da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), em 2010.
De acordo com o Secretário Especial de Saúde Indígena, Antônio Alves de Souza, resolver o problema de saúde dos Xavante é prioridade para a Sesai. Desde janeiro, uma força-tarefa composta por médicos e outros profissionais de saúde está na região para melhorar o atendimento às comunidades. Entretanto, a Prefeitura de Campinápolis solicitou a liberação de recursos do governo federal para a construção de um hospital no município."

"Estudo do Cimi revela que 25,6 mil índios morreram em 2010 por causa da precariedade do sistema de saúde"



Fonte: http://brazil.usaid.gov/pt/node/1190

Nenhum comentário:

Postar um comentário